Suporte e atendimento ao ambiente da CRC Nacional

Neste tópico descreveremos detalhadamente os processos para emitir, solicitar e imprimir uma certidão na Central do Registro Civil mantida pela ARPEN-SP e disponibilizada aos cartórios de Santa Catarina através da parceria com a ANOREG-SC.

Processo para emissão de certidões solicitadas por outros cartórios:

Caso o cartório receba um pedido de certidão de outro cartório, esse pedido aparecerá na tela inicial do sistema, essa tela é conhecida como “INBOX”. A tela do “Inbox” pode ser acessada a qualquer momento clicando no link “Inbox” que fica do lado direito superior da tela.

Para visualizar os pedidos de certidão pendentes de envio para outros cartórios, basta clicar no link “Emissão(ões) de 2ª Via de Certidão pendente(s)”

02

Na próxima tela serão exibidas as certidões e devoluções pendentes. Para verificar mais detalhes sobre o pedido o primeiro passo é clicar no número da solicitação.

04

Dentro do pedido é possível visualizar as informações necessárias para verificar se o pedido pertence ao cartório. Caso o pedido não pertença ao cartório ou as informações fornecidas não sejam suficientes para identificação, o cartório deve proceder com a rejeição do pedido.

Para rejeitar o pedido na parte inferior da tela o cartório deve informar o motivo da rejeição e pressionar o botão “Rejeitar”, esse pedido será então devolvido para o cartório de origem e será descartado ou corrigido e reenviado.

06

Caso esse pedido realmente pertença ao cartório ele pode proceder com o envio da mesma.  Os cartórios de Santa Catarina devem gerar uma certidão avulsa no sistema interno do cartório, para geração do Selo Digital que deve ser preenchido no campo correspondente.

Os campos que devem ser preenchidos são: valor adicional, número do Selo Digital e linha de valores do Selo Digital. O campo código de validação do Selo Digital não precisa ser preenchido e o campo observações só deve ser preenchido se necessário. Com todos os campos necessários preenchidos basta pressionar o botão “Emitir 2a Via”.

07

O sistema exibirá uma nova tela que contem um esboço de uma certidão. No topo desta tela é possível importar um arquivo XML, esse arquivo deve ser gerado pelo sistema interno do cartório seguindo o layout padrão, que pode ser exibido clicando no link “layout do arquivo XML “. Com esse arquivo XML não será necessário preencher todos os campos abaixo poupando assim um grande trabalho. Cuidado geração do XML para que não existam caracteres de preenchimento tais como traços “—–” ou asteriscos “*****”, esses caracteres de preenchimento podem desconfigurar a certidão no momento da impressão.

Caso o sistema interno do cartório não possua essa funcionalidade basta preencher todos os campos que sejam necessários ou obrigatórios e por fim pressionar o botão “Preparar 2a Via da Certidão com estes dados”.

09 A partir deste momento será executado o módulo assinador digital do sistema. Poderá ser exibida alguma mensagem de confirmação do Java, caso isso ocorra basta clicar no botão “Continuar” ou no botão “Executar”. Será exibida uma tela onde é possível  selecionar o certificado digital conectado no computador, pra prosseguir basta selecionar seu certificado digital, e seguida pressionar o botão “Assinar”.

Será solicitada a senha do certificado digital. A partir daí o procedimento é automático, basta aguardar que o procedimento da assinatura seja concluído, assim que o processo terminar será exibida novamente a tela com os pedidos de certidão. Caso o pedido não esteja mais na lista, significa que o pedido foi concluído e já foi enviado ao outro cartório.

12

Aguarde a continuação deste material  . . .

Manual desenvolvido por: Humberto Briones de Souza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: